domingo, 7 de fevereiro de 2010

Bebida Pode!

Estamos vivendo uma época das mais loucas da história da humanidade. E sabe por quê? Porque não é mais você que define o que é bom ou ruim pra você. Também não é sua mãe, família ou amigos, é simplesmente o marketing, seja na propaganda ou na política. O marketing tomou conta de tudo, e estabelece parâmetros de certo e errado, de tal forma que nem é questionado.
Não é necessário ter muita cultura ou educação para saber que o álcool é das piores drogas que existem. Quem conhece um viciado em álcool sabe como é triste conviver com uma pessoa nesse estado e como é difícil tratar a dependência. Hoje, eu li uma reportagem na Folha de São Paulo, revelando que 25% da população consome 100% do álcool produzido no Brasil. Mas não importam os estudos e nem a realidade, acredite ou não, o marketing definiu que cerveja não é bebida alcoólica, é só um suco de cevada. Assim sendo, a nossa gloriosa seleção brasileira de futebol é patrocinada pela cerveja Brahma, e o técnico da seleção, o sério e duro Dunga, e o Ronaldo, o fenômeno, um dos maiores ídolos da atualidade, batem no peito e dizem que ser guerreiro é fundamental, exaltando o beber cerveja.
Agora, o mesmo marketing definiu que o cigarro é o grande vilão da atualidade, então, fumar agora, nem debaixo da marquise do edifício em que você mora isso é permitido. Fumar hoje é pior que usar droga pesada, as pessoas olham o fumante como se você fosse um cidadão de segunda classe. E o poder do marketing é tão forte que a grande maioria das pessoas nem o questiona, mas se submete a ele docilmente.
Para terminar, quero deixar claro que não sou fumante.

Um comentário:

  1. O Marketing alcança, com sucesso, o seu objetivo: promover seu produto, mesmo que as custas da saúde e da liberdade dos consumidores. Na década de 60 víamos o inverso: o cigarro era um charme! Fumavam os artistas de Hollywood, as musas da moda... E assim vai: na onda da propaganda a mídia detém o poder.

    Boa semana!

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