quinta-feira, 24 de setembro de 2009

1964

Saindo de Sales Oliveira, vinha me fixar em Ribeirão Preto, viajando pela velha Mogiana. A estação da estrada de ferro ficava onde hoje está o Pronto Socorro Central. Perto, as fábricas da Antárctica e da Paulista, ladeando a Av. Jerônimo Gonçalves, com suas imponentes palmeiras imperiais, moldura rica da paisagem do Centro.
Quase tudo de importante em Ribeirão Preto ficava no Centro, naquela época. Também pudera! Fora as quatro avenidas que contornam o núcleo central da cidade, as que existiam eram a Saudade, a 1º de Maio, a Pedro I, e Ribeirão tinha um quarto da população que tem hoje.
A cidade cresceu com várias novas avenidas, bairros se expandiram, novos horizontes surgiram, o comércio se descentralizou; Logo vieram os shoppings, e o Centro...
O Centro continua importante, continua vibrante, e por isso merece um guia, como este editado pela editora Coruja , para uma orientação sobre tudo que oferece aos seus freqüentadores, e por continuar sendo – e sempre será – uma área pujante, que alia tradição à modernidade, e como mais importante referência de Ribeirão Preto que, mais que uma cidade, é sede de uma região, a região mais dinâmica e progressista do Brasil.
Texto de Carlos Alberto Nonino publicado no Guia Centro de Ribeirão - Edição Julho 08

Nenhum comentário:

Postar um comentário