terça-feira, 20 de abril de 2010

Elefantes em Botsuana

A Liga Internacional de Fotógrafos pela Conservação selecionou 40 imagens consideradas as mais belas fotografias de natureza de todos os tempos. Esta foi feita em Botsuana, em 1989 - Frans Lanting/Frans Lanting Photography

Maria Sanz Martins

Já falei e publiquei textos dessa moça do Espírito Santo, que mora na Austrália e faz fotos, escreve sobre moda, artes em geral e, volta e meia, pública no seu Blog, textos que encantam pela sutileza e beleza de pensamentos.
Acabei de copiar e colar aqui, para que os meus amigos e leitores possam saborear.
Agora Mesmo
– Você tá dormindo?
Não, tô acordado.
Acho que eu tô com medo do escuro.
Você tem medo de escuro? Tsc, me abraça, fecha os olhos.
Mas é desse escuro que eu tô falando. Desse que mora dentro de mim.
Então vem cá, deita no meu peito, fala pra mim desse medo. 
– Tô com saudade de agora mesmo.
Não queria que esse nosso agora fosse embora. Mas, daqui um segundo o presente vai envelhecer. Vai morar no reino do passado, onde todos os seixos já foram rolados.
E esse escuro, o desse quarto e o dos meus olhos cerrados, que deixa o barulho do tempo destilado insuportável!
Pior, inevitável.
É isso, droga! Não há cura contra o tempo. Nada no mundo pode prender o agora.
Existe é claro, o trunfo da memória. Obstinada e heróica, vai fazer de tudo para aprisionar o gosto do beijo e o brilho do relâmpago que explodiu quando te vi naquela hora. Vai lutar com todas as forças para se agarrar ao cheiro da pele e à pele do peito. Vai socorrer as cores das paredes e as estampas do edredon e travesseiro. Vai tentar sustentar, ilesos, perfume, cenário e cada beijo.
Também minha gorda imaginação será coadjuvante. Ela não usa relógio, não penteia os cabelos e, quando quer, expulsa gritando a realidade do trono. Vai reescrever essa história mil e uma vezes. Vai transformar as cores, os sons e as luzes. Vai inventar sinais de fumaça, fundos musicais e rever com impaciência todas as cenas fora da seqüência.
Ainda aqui, enquanto ausculto os segundos marcados em seu peito, me sinto de partida. Mas sei que, logo mais, depois da despedida, ainda sem jeito, um tanto rouca, (quase louca), me sentirei, enfim, partida ao meio.
De antemão, metade de mim experimenta uma rasa colher de desespero.
De repente me permito o delírio de acorrentar as águas do rio (para fazer rolarem de novo os seixos); engaiolar o vendaval (para manter despenteados os cabelos); e recolher do chão cada grão de purpurina (por que é esse o brilho que eu quero da vida).
De repente considero dizer eu te amo; tocar fogo nesse quarto; acender a luz; escrever um livro; tirar um retrato. Mas é tarde. Então me perco, te aperto e sinto medo - ou uma imensa saudade de agora mesmo).
Não é nada. Bobagem. Só me abraça.
Ingênua personagem.
Ainda não sabe separar o amor do medo.
Não sabe que despir um sentimento pode ser mais difícil que ficar nua em pêlo.
Não sabe que palavras quando não bastam, atrapalham.
E não sabendo, enfim, o que fazer com o fôlego do sentimento, não encontrou melhor desfecho: fechou os olhos e disse boa noite num beijo.
*Na manhã seguinte, no saguão do aeroporto, entregou-lhe um bilhete, que estava entre uma confissão e um segredo, e começava com a estranha frase “ai, que saudade de agora mesmo”.

Carlos DRUMOND de Andrade

AMOR
1985 - Amar se aprende amando

O ser busca o outro ser, e ao conhecê-lo
acha a razão de ser, já dividido.
São dois em um: amor, sublime selo
que à vida imprime cor, graça e sentido.

"Amor" - eu disse - e floriu uma rosa
embalsamando a tarde melodiosa
no canto mais oculto do jardim,
mas seu perfume não chegou a mim.

Botafogo Futebol Clube

Outro dia, postei uma foto do campo do Comercial F.C. em dia de jogo, onde podia se ver que, a grande maioria dos homens, vestiam ternos. Hoje, estou postando essa foto do chulé, do dia 23 de outubro de 1938, quando aconteceu o jogo entre o Botafogo F.C., de Ribeirão Preto, e o São Paulo F.C. da capital.
Tentei localizar o resultado do jogo na internet, mas não consegui. Se alguém souber, por favor nos informe.