quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Ambiente é o Meio


Foi lançado no último dia 13, o DVD-ROM do programa AMBIENTE É O MEIO, produzido pela Rádio USP Ribeirão em parceria com o USP Recicla e o Prof. José Marcelino de Rezende Pinto, da Faculdade de Filosofia (FFCLRP). Foram confeccionados 500 exemplares do DVD-ROM que traz uma coletânea de 70 programas exibidos desde a criação do programa, em 1996, até 2008. 
O material será distribuído em escolas e organizações não governamentais como material didático para discussão e reflexão sobre questões ambientais de Ribeirão Preto, da região e do planeta. 
Para adquirir gratuitamente o DVD-ROM, os interessados devem ligar para  (16) 3602-4904. Após o lançamento foi realizado um debate com o promotor Marcelo Goulart, o professor Marcelo Pereira de Souza (FFCLRP) e o ambientalista Manuel Tavares, com mediação do jornalista Luís Ribeiro, apresentador do programa.

Dia Nacional do Livro


O livro digital se tornou realidade. Depois de muitas conversas, debates, discussões acaloradas e até vaticínios, neste ano de 2009, o livro digital, ou e-book como foi denominado, chegou e, pelo jeito, para ficar.
Eu, como um apaixonado pelos livros, não tenho dúvida alguma de que o e-book chegou para ficar e também que o livro de papel nunca vai acabar. E, fico feliz, porque a função do livro, que é a mais importante, existe nos dois modelos. A transmissão de conhecimentos através da beleza da linguagem.
O dia 29 de outubro foi escolhido como Dia Nacional do Livro em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional, que ocorreu em 1810. Só a partir de 1808, quando D. João VI fundou a Imprensa Régia, o movimento editorial começou no Brasil. O primeiro livro publicado aqui foi "Marília de Dirceu", de Tomás Antônio Gonzaga, mas nessa época, a imprensa sofria a censura do Imperador. Só na década de 1930 houve um crescimento editorial, após a fundação da Companhia Editora Nacional pelo escritor Monteiro Lobato, em outubro de 1925.