domingo, 19 de julho de 2009

O Homem na Lua Há 40 anos

"É um pequeno passo para um homem, mas um
gigantesco salto para a Humanidade":
Neil Armonstrong, ao pisar na Lua em 20 de julho de 1969
EU VI! Em 20 de julho de 1969, exatamente às 23 horas, 56 minutos e 20 segundos de Brasília, o astronauta americano Neil Armstrong, 38 anos, entrando para a história como o primeiro homem a pisar na Lua e avistar a Terra de lá. Eu estava em Santos, assisti numa televisão pequena em preto e branco. A bordo da nave Apolo XI, estavam 3 astronautas, Neil Armstrong, Edwin Aldrin, conhecido como "Buzz" (zumbido) e Michael Collins.
Nós sabíamos tudo da vida deles, pois a imprensa vinha nos bombardeando há alguns meses com o fato que acabou acontecendo naquela noite, eles aterrissaram na Lua após levantarem vôo nos EUA 4 dias antes, em 16 de julho.
Essa missão, a Apolo11, colocava definitivamente, após 12 anos, os Estados Unidos, na frente da corrida espacial. Desde 1957, quando os russos puseram em órbita o primeiro satélite da Terra fabricado pelo homem: o Sputnik, os EUA vinham sempre correndo atrás.
Eu me lembro do meu pai me avisando. Ele falava de maneira entusiasmada, tomado pela propaganda americana.
O pai de meu amigo, onde eu estava hospedado, naquele dia, na cidade de Santos, passando as férias, nos intimou a ficar acordados para assistir ao fato, ao vivo e em preto e branco.
Os astronautas voltaram à Terra no dia 24 de julho de 1969, chegando com 30 segundos de atraso, e foram recebidos como heróis. Desde então, os satélites têm revolucionado os sistemas de comunicação e há naves não tripuladas viajando para além dos limites do sistema solar.