segunda-feira, 21 de junho de 2010

Tass e a Feira do Livro

Ontem, dia 20 de Junho de 2010, às 18 horas, encerrou-se a 10ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. Este ano, assim como nos anos anteriores, a Feira se superou, tanto em qualidade como em quantidade.
Acordei hoje, pensando em escrever sobre a Feira, contando detalhes de debates e apresentações. Mas, ao abrir o e-mail, encontrei um link para o Blog do Marcelo Tass, o lider do CQC, cujo título era: Obrigado, Ribeirão Preto! Marcelo esteve sexta-feira na Feira do Livro, e no seu texto, de maneira espontânea e bonita, ele traduz o espírito que a Feira gera em toda a cidade. Então, resolvi copiar e colar aqui.
Difícil, impossível... contar aqui o significado completo do encontro que tive na última sexta-feira em Ribeirão Preto.
Era convidado da Feira do Livro e tinha na agenda um encontro com leitores programado para o lindo teatro Pedro II. Frequento a praça XV, onde está localizado o teatro centenário desde quando ainda não sabia andar. Aliás, a viagem a Ribeirão foi, pelo menos durante minha primeira década de vida, justamente o presente oferecido por meus pais aos aniversariantes da família: primeiro uma ida ao Zoológico na Cava do Bosque, depois almoço na Churrascaria Gaúcha, culminando com passeio na praça, com direito a comprar presente e comer um cachorro quente nas lojas Americanas, modernérrimas para a época, tinha até escada-rolante. A praça XV continuou fazendo parte da minha juventude depois, especialmente por conta do antológico chopp do Pinguim, vizinho de parede do teatro... Enfim, Ribeirão e especialmente a praça XV tem muitos significados pessoais e afetivos para mim.
Por isso, tenho que registrar aqui: nunca sonhei com a manhã da última sexta. Vivia uma grande expectativa pelo encontro marcado com os leitores que frequentam a já tradicional Feira do Livro, já em sua décima edição. Deveria ser dentro do Teatro Pedro II, de 1,2 mil lugares. Qual não foi a surpresa dos organizadores com as cerca de 5 mil pessoas que apareceram. É uma imagem que nunca vou esquecer. Cheguei na praça e vi uma multidão que parecia tentar mas não conseguir ser contida pelo espaço do teatro! 
Depois de alguma confabulação com a Polícia Militar e a organização do evento, pedimos o palco dos shows de rock que acontecem ali em frente e fizemos, com a preciosa condução de Chico Ferreira, o âncora local do jornalismo da EPTV- alifiada da Rede Globo, mais de uma hora de perguntas e respostas com aquela platéia inesperada.
Depois, se seguiu o lançamento do meu livro "Nunca Antes na História Desse Pais" com uma sessão de autógrafos que teve mais de três horas de duração. Pude falar com cada um que teve paciência de aguardar na fila. Conheci figuras do nosso mundo virtual como a lindinha da Fran Martoneto que me trouxe de presente o original de um desenho já publicado aqui no blog :).
Agradeço imensamente a organização da Feira do Livro, ao meu anfitrião pessoal Marco Portella e especialmente a cada um de vocês que estiveram presentes naquela manhã de sexta feira, dia 18 de Junho de 2010, que ficará para sempre na minha alma. 
Obrigado.
Marcelo Tass