sexta-feira, 14 de maio de 2010

(Ferreira Gullar)


Fazer arte é soprar
espirito na materia

Banksy

Banksy é um artista de rua, pichador, com trabalhos espalhados pela Inglaterra, onde nasceu em 1975, na cidade de Bristol e começou a fazer seus stencil com 14 anos. Depois foi para Londres e acabou circulando por toda a Europa, países da África e os EUA, sempre deixando a sua arte estampada em paredes abandonadas. 
Seus trabalhos são muito característicos, é difícil alguém que não tenha visto uma de suas obras em algum lugar, pois há muito tempo, seus desenhos pichados invadiu as galerias, as telas, e vivem saindo em revistas, documentários e jornais de todo o mundo.
Apesar de tanta produção e do sucesso, Banksy é uma pessoa muito pouco conhecida. Ele detesta dar entrevistas e foge dos holofotes. Como a contravenção é uma constante em sua obra sempre provocativa, essa técnica de ser um mistério, acaba ajudando.
Em telas e murais faz suas críticas, normalmente sociais, mas também comportamentais e políticas, de forma agressiva e sarcástica, provocando em seus observadores, quase sempre, uma sensação de concordância e de identidade. Apesar de não fazer caricaturas ou obras humorísticas, não raro, a primeira reação de um observador frente a uma de suas obras será o riso. Espontâneo, involuntário e sincero, assim como suas obras.

ManoHead

Esse é fera! Fabrício "Manohead" Rodrigues Garcia, natural de Garopaba, Santa Catarina. Com 25 anos, já tem uma longa história de sucesso. Sempre gostou de desenhar, mas foi só aos 20 anos que começou a interessar-se, de verdade, por caricaturas. Logo depois, aos 22 anos, aqui em Ribeirão Preto, recebeu 3 Menções Honrosas no 14 º Salão de Humor, no ano de 2007. Depois, foram muitos prêmios, nacionais e internacionais e, hoje em dia, ManoHead trabalha para revistas, jornais e trabalhos convidados, pintando, ilustrando e fazendo caricacturas de fino traço.  
Biografia
 O grande Glauco no "traço digital" de ManoHead