sexta-feira, 14 de maio de 2010

Banksy

Banksy é um artista de rua, pichador, com trabalhos espalhados pela Inglaterra, onde nasceu em 1975, na cidade de Bristol e começou a fazer seus stencil com 14 anos. Depois foi para Londres e acabou circulando por toda a Europa, países da África e os EUA, sempre deixando a sua arte estampada em paredes abandonadas. 
Seus trabalhos são muito característicos, é difícil alguém que não tenha visto uma de suas obras em algum lugar, pois há muito tempo, seus desenhos pichados invadiu as galerias, as telas, e vivem saindo em revistas, documentários e jornais de todo o mundo.
Apesar de tanta produção e do sucesso, Banksy é uma pessoa muito pouco conhecida. Ele detesta dar entrevistas e foge dos holofotes. Como a contravenção é uma constante em sua obra sempre provocativa, essa técnica de ser um mistério, acaba ajudando.
Em telas e murais faz suas críticas, normalmente sociais, mas também comportamentais e políticas, de forma agressiva e sarcástica, provocando em seus observadores, quase sempre, uma sensação de concordância e de identidade. Apesar de não fazer caricaturas ou obras humorísticas, não raro, a primeira reação de um observador frente a uma de suas obras será o riso. Espontâneo, involuntário e sincero, assim como suas obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário