quarta-feira, 21 de abril de 2010

Um Vento Me Leva

Recebi ontem, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, o livro Um vento me leva – Lembranças de Jirges Ristum, organizado por Ivan Negro Isola, com participação de André Ristum, filho do Jirges. 
 O livro é um presente lindo, com acabamento de primeira, fotos significativas, textos do Jirges como jornalista, escritor e poeta, textos dos amigos, inclusive um meu. São lembranças recortadas e juntadas com carinho e cuidado editorial, para nos fazer viajar por esta vida bonita que foi, sem dúvida alguma, levada ao sabor do vento.
Ivan conseguiu mostrar o Jirges por inteiro, costurando de forma precisa as imagens com as palavras e ilustrações, revelando facetas dessa figura que conquistava pessoas, como os grandes generais conquistavam países.
Alguns depoimentos sobre a vida de Jirges são verdadeiras aulas de história de uma época, recordações de pessoas sensíveis, inteligentes e sonhadoras. Outros são emocionantes, verdadeiras declarações de amor e agradecimento pelo fato de Jirges tanto ter vivido, apesar de sua passagem entre nós ter sido tão efêmera.
O Livro
Imprensa Oficial do Estado de São Paulo
Tamanho 21cm X 26cm
Impressão em papel couchê 150gr
Projeto Gráfico
Victor Nosek
Shadow Design
Assistentes
Felippe Albrecht Villa Real
João Luís Portaro
Uma publicação
Imprensa Oficial do Estado de São Paulo
Rua da Mooca, 1921 – Mooca
03103902 São Paulo – SP
www.imprensaoficial.com.br
livros@imprensaoficial.com.br
sac@imprensaoficial.com.br

Paschoal Baldassare e Bisnetos em 1956

Acabei de restaurar esta foto. Nos últimos anos, sempre que posso, digitalizo fotos boas ou não, que estão espalhadas nas casas de tios, primos, irmãos, enfim, da família que vai passando por essa terra. Eu nasci em 1955 e, meus dois avôs já haviam falecidos. Então, o meu bisavô, Paschoal Baldassare, pai da minha avó Carolina, mãe da minha mãe, foi a figura de avô e bisavô que ficou gravada na minha memória.
Nessa foto, estamos sentados, eu (a direita) e Marquinhos (a esquerda) no colo dele, a direita no mesmo sofá, está a Márcia Lepera, irmã no Marquinhos e do Maurinho, que está agachado na frente. No banquinho, na frente, olhando para atrás, está a Maria Carolina (Carol, irmã da Carmen e do Huguinho) e logo atrás, de gravata borboleta, o Huguinho, (Hugo Cagno Filho) tendo ao lado a Carmen Rita (Carmen Cagno). 

Tigre Branco

Olha a pose de tigre com apenas 6 semanas de vida. Repare a beleza dessa espécie rara de tigres, é algo encantador, não é?
Essa foto foi feita na Alemanhã, no zoológico de Hodenhagen. AP