quarta-feira, 17 de junho de 2009

A Mulher Perfeita

Certa tarde, conta uma antiga história sufi, Nasrudin tomava chá e conversava com um amigo sobre a vida e o amor.
-"Por que você nunca se casou, Nasrudin?", perguntou o amigo.
-"Bem", respondeu, Nasrudin, "para dizer a verdade, passei toda a minha juventude a procurar a mulher perfeita.
No Cairo conheci uma moça linda e inteligente, com olhos que pareciam olivas pretas, mas ela não era muito cortês.
Depois, em Bagdá, conheci uma mulher de alma generosa e amiga, mas não tínhamos muitos interesses em comum.
Muitas mulheres passaram pela minha vida, mas em cada uma delas faltava alguma coisa, ou alguma coisa estava demais.
Então, um dia, eu a conheci. Era linda, inteligente, generosa e bem-educada. Tínhamos tudo em comum. Na verdade, ela era “perfeita".
-"E então", replicou o amigo de Nasrudiin, o que aconteceu? Por que você não se casou com ela?
Pensativo, Nasrudin sorveu mais um gole de chá e concluiu:
- “Infelizmente, parece que ela estava a procura do homem perfeito."

Mullá Nasrudin

Há quem diga que Mullá Nasrudin nasceu e viveu numa pequena cidade da Turquia por volta do séc. XIII. Há quem diga que não é nem um pouco importante saber se isso é verdade ou não. Tal imprecisão não é casual, pois a intenção é justamente a de proporcionar um personagem à margem do tempo e destituído de uma personalidade histórica.
Para o sufismo, mais importante que o Nasrudin histórico é o seu ensinamento, que permanece através dos tempos.
Grande prova de sua atualidade e vitalidade é a sua presença em quase toda a literatura mundial. Ultimamente, coletâneas de contos de Mullá Nasrudin têm sido publicadas em vários países ocidentais, além de formarem parte integrante da tradição escrita e oral da maioria dos países orientais.
A "História de Nasrudin" que aparece já no séc. XIII como um apêndice à primeira compilação de seus contos de que se tem noticia, alude a algumas das razões de sua existência. Esses contos dão forma a um sistema completo de pensamento que age em níveis de profundidade tão diversos que não pode ser totalmente extinto. Além disso, o humor tem a característica de difundir-se e deslizar através dos padrões mentais e sociais impostos à humanidade pelo costume e pela autoridade.
Pode ser verdade que os relatos devem sua sobrevivência a seu perene atrativo humorístico, mas para os sufis este aspecto é secundário. A verdadeira intenção com a qual foram desenhados é outra: a de proporcionar, no contexto de uma situação de ensinamento, uma base para a difusão da atitude sufi durante a vida.
Entretanto, os sufis concordam com os que não seguem nenhum caminho místico para ler os contos de Nasrudin e permanecem fazendo o que vem sendo feito através dos séculos: desfrutando-os!

Um Site Só de Boas Notícias

Um novo site. Um site só com boas novas. Um site com uma nova tecnologia, uma nova maneira de dispor as notícias. Uma dica para a primeira vez, brinque com o mouse, passeie pela nova tecnologia, descubra quanta novidades. Agora, quando quiser ler algo, clique em cima da noticia e tire a mão do mouse. Ela irá abrir no melhor lugar da página e do tamanho exato para você ler.
Gostei de tudo, da tecnologia, da idéia e das matérias. Vale a pena conferir.
http://www.asboasnovas.com/home/