sexta-feira, 16 de abril de 2010

Arthur Rimbaud

Minha Boêmia
(Fantasia)
Lá ia eu, de mãos nos bolsos descosidos;
Meu paletó também tornava-se ideal;
Sob o céu, Musa! Eu fui teu súdito leal;
Puxa vida! A sonhar amores destemidos!

O meu único par de calças tinha furos.
- Pequeno Polegar do sonho ao meu redor
Rimas espalho. Albergo-me à Ursa Maior.
- Os meus astros nos céus rangem frêmitos puros.

Sentado, eu os ouvia, à beira do caminho,
Nas noites de setembro, onde senti tal vinho
O orvalho a rorejar-me as fronte em comoção;

Onde, rimando em meio à imensidões fantásticas,
Eu tomava, qual lira, as botinas elásticas
E tangia um dos pés junto ao meu coração! 
Foto de Rimbaud no início dos anos 1880, ele é o segundo da direita para a esquerda
Dois livreiros parisienses descobriram uma foto de Arthur Rimbaud em idade adulta, imagem esta que dá um novo rosto ao poeta francês, que parou de escrever aos 20 anos para viver aventuras em terras distantes.
A foto, que data do início dos anos 1880, é a única com boa qualidade de Rimbaud adulto.
Ela mostra o autor de "Bateau ivre" (O Barco Ébrio) e "Illuminations" (Iluminuras) sentado em meio a um grupo de sete pessoas no terraço do Hotel Universo de Áden, no Iêmen. Faz parte de uma coleção com trinta outras, feitas também em Áden, e que foram descobertas durante uma feira, há dois anos, pelos livreiros, Jacques Desse e Alban Caussé.
Para autenticar a fotografia, apresentada nesta quinta-feira, dia 15, no Salão de Livros Antigos em Paris, foi convocado o especialista em Rimbaud e autor do livro "Sur Arthur Rimbaud, Correspondance Posthume 1891-1900" (Sobre Arthur Rimbaud, Correspondência Póstuma 1891 - 1900, em tradução livre), Jean-Jacques Lefrère.  
Poeta precoce
Rimbaud, nascido em 1854, foi um poeta genial e precoce em sua adolescência, tendo sido chamado de o transgressor mais adorado; mas parou de escrever com apenas 20 anos. Em seguida, levou uma vida de aventureiro na África e Arábia, morrendo em Marselha, sul da França.
O processo de autentificação incluiu inúmeras pesquisas sobre a paisagem da foto e a vida de Rimbaud no Iêmen e na Etiópia, onde ele chegou em 1880 e trabalhou como comerciante de marfim, café, peles e ouro.
Rimbaud morreu depois de ter o joelho amputado, por causa de um tumor. 

Mais um Postal com Chico Buarque

Mais um cartão de abrir, de uma coleção de 12 anos atrás. Acima você vê a capa do cartão fechado. Abaixo, o cartão aberto.