quarta-feira, 25 de novembro de 2009

A Terra Pede Socorro


Usina de Patnow, na Polônia (Foto: France Presse/Joe Klamar)
A produção de CO2 é 44% maior do que a natureza pode absorver. Nos últimos 10 anos, isto é, depois que entramos no século XXI, o impacto da ação dos homens sobre o meio ambiente aumentou 22%.
Os dados levantados em 100 países pela Global Footprint Network, de defesa do meio ambiente, indicam que a humanidade consome recursos e produz dióxido de carbono (CO2), principal gás de efeito estufa, a um ritmo 44% maior do que a natureza pode produzir e absorver.
O estudo revela também uma crescente disparidade entre os países com relação ao impacto ecológico por habitante.
Em 1961, todo o planeta usava pouco mais da metade da biocapacidade da Terra. Agora, 80% dos países usam mais biocapacidade do que dispõem dentro de suas fronteiras. Importam recursos, esvaziam seus próprios estoques e enchem a atmosfera e os oceanos de CO2.
Agora, sabe o pior ou o "melhor" de tudo isso? A terrra não vai ficar pedindo socorro prá sempre. Vai chegar um momento que ela se acomodará e os seres humanos serão tragados pelo mar, pelas montanhas ou por pestes. Se olharmos com um pouquinho de atenção para a história vamos ver que isso já aconteceu.