quinta-feira, 28 de outubro de 2010

A Alegria do Povo

Manuel Francisco dos Santos, ou Mané Garrincha ou, simplesmente, Garrincha, nasceu no dia 28 de Outubro de 1933 na cidade de Pau Grande, município de Magé, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 
Mané  ficou conhecido por ser uma pessoa muito simplória, com uma jogada única, que fazia todos os adversários se tornarem João, pois quando corria para a direita, depois de ameaçar sair para a esquerda ou direita por 2 ou 3 vezes, sem tocar na bola, era fatal, ninguém conseguia pará-lo. 
Em 1962 na Copa do Mundo do Chile, Pelé se machucou e Garrincha foi a grande estrela. Marcou gol de falta, cabeça e repetiu seu drible, saindo para a direita, tantas vezes quanto desejou.
Quem assistiu aos jogos do Botafogo Futebol de Regatas na época do Garrincha, garante que era sempre uma festa regada com muita alegria.

Seca Recorde do Rio Negro

De acordo com as informações a seca que atinge o Rio Negro é a maior em 108 anos, desde que a medição começou a ser feita. São 100 metros de recuo da margem, que se transformou nessa cena triste que vemos na foto.

O Santo das Causas Impossíveis

Hoje, 28 de outubro, é comemorado o dia de São Judas Tadeu. Meu pai, que sempre foi um homem muito reservado quanto às questões religiosas, se dizia devoto de São Judas Tadeu e, por mais de uma vez, me levou com ele na Igreja de São Judas Tadeu em São Paulo.
Quando vi que era dia de São Judas, resolvi colocar aqui a sua imagem e um pouco da sua história.
São Judas Tadeu era natural de Caná da Galiléia, na Palestina. Sua família era constituída do pai, Alfeu (ou Cléofas) e a mãe, Maria Cléofas. Eram parentes de Jesus. O pai, Alfeu, era irmão de São José; a mãe, Maria Cléofas, prima irmã de Maria. Portanto, Judas Tadeu era primo irmão de Jesus. O irmão de Judas Tadeu, Tiago, chamado o Menor, também foi discípulo de Jesus.
A imagem de São Judas tem o livro, que é a Palavra que ele pregou e a machadinha, com a qual foi morto. Os restos mortais, após terem sido guardados no Oriente Médio e na França, foram definitivamente transferidos para Roma, na Basílica de São Pedro.