sábado, 15 de janeiro de 2011

João Cabral de Melo Neto

 
Questão de Pontuação
Todo mundo aceita que ao homem
cabe pontuar a própria vida:
que viva em ponto de exclamação
(dizem: tem alma dionisíaca);

viva em ponto de interrogação
(foi filosofia, ora é poesia);
viva equilibrando-se entre vírgulas
e sem pontuação (na política):

o homem só não aceita do homem
que use a só pontuação fatal:
que use, na frase que ele vive
o inevitável ponto final.
(1920-1999)
 

Energia Renovável

A União Europeia (UE) tinha o objetivo de chegar a 2020 com 20% da energia bruta produzida a partir de fontes renováveis. De acordo com a análise dos 27 Planos de Ação Nacional de Energia Renovável (NREAP, sigla em inglês) pela Associação Europeia de Energia do Vento (EWEA, sigla em inglês), o bloco conseguirá exceder essa meta, podendo alcançar 34% até a data estipulada.
A análise divulgada no dia 4 de janeiro mostrou que a energia eólica sairá na frente das alternativas sendo responsável pela produção de 14% do total projetado (34%).
No campo dos ventos, o relatório afirma ainda que a Irlanda será o país que mais produzirá esse tipo de energia, com 36,4%, seguida da Dinamarca, com 31%.
Dos 27 países membros da União Europeia, 15 excederão as expectativas, dez manterão o que se propuseram e apenas dois declararam que não conseguirão cumprir a demanda.
“É bastante encorajador que 25, dos 27 países da União Europeia, pretendam exceder ou manter as metas deles. Isso mostra que a grande maioria dos países da EU compreendem claramente os benefícios da implantação de tecnologias de energias renováveis, principalmente a eólica”, disse Justin Wilkes, diretor de políticas do EWEA.
(Fonte: EcoD/ Mercado Ético - www.asboasnovas.com) 

Livros de Graça para Todos

Terminais de ônibus no Rio também vão ganhar biblioteca gratuita
Rio de Janeiro - A experiência bem-sucedida da biblioteca que há quatro anos empresta livros aos usuários do metrô do Rio de Janeiro deverá ser estendida em 2011 ao sistema de ônibus da cidade, responsável pela maior parte dos deslocamentos de passageiros na capital fluminense. A informação é do Instituto Brasil Leitor (IBL), que comemora este mês o quarto aniversário da Biblioteca Livros & Trilhos, instalada na Estação Central do metrô carioca, com resultados expressivos: quase 8 mil sócios e quase 80 mil livros emprestados.
“Nós temos no Rio de Janeiro um dos melhores índices de leitura por sócio, uma média de 1,5 livro por mês, ou seja, 14 a 15 livros por ano”, informou William Nacked, diretor-geral do IBL, organização responsável pela criação e gestão de bibliotecas em estações de metrô e de trem e terminais de ônibus em todo o país.
Além do Rio, o instituto mantém unidades em São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Piracicaba, no interior paulista. Segundo Nacked, a meta do IBL é implantarcinco bibliotecas no Rio de Janeiro até 2014.
Na biblioteca que funciona no metrô do Rio, chama a atenção o respeito do usuário ao livro que pega emprestado. “Em todas as nossas bibliotecas, é baixo o índice de não devolução, mas, no Rio, a taxa de não retorno é quase zero”, diz Nacked. A inscrição na Livros & Trilhos é gratuita, bastando ao interessado apresentar comprovante de residência, carteira de identidade, CPF e uma foto 3x4.
O diretor do IBL ressalta o fato de que dois terços dos leitores são mulheres, não apenas no Rio, mas em todas as unidades mantidas pelo instituto. “O perfil da usuária é o da mulher que trabalha, leitora de todos os gêneros de livros, e não só de autoajuda e poesia”.
Para William Nacked, um dos mais importantes êxitos da iniciativa é a incorporação de novos leitores, principalmente de menor poder aquisitivo, que não compram livros nem frequentam bibliotecas convencionais. “No início, quem vem é o já leitor, aquela pessoa ávida de leitura, mas que não está podendo comprar livros”, diz, lembrando que as bibliotecas do IBL contam com um acervo de alto padrão, formado por livros que podem ser encontrados nas vitrines das livrarias comerciais.
“Aos poucos, porém, começam a chegar pessoas de origem mais humilde, que percebem que podem tirar dúvidas sobre o que ler, escolher o livro pela vitrine, pelo catálogo ou com a ajuda do bibliotecário”.
Segundo Nacked, pesquisas feitas pelo IBL mostram que, após seis meses como  sócio da biblioteca, esses novos leitores dobram seu índice de leitura.  Considerada um dos maiores projetos do mundo de leitura gratuita, a iniciativa do IBL, que conta com patrocínios e parcerias de empresas privadas e de todos os  níveis de governo, já contabiliza 1 milhão de livros emprestados em todo o país.
(Fonte: Paulo Virgílio; Vinicius Doria/ Agência Brasil - www.asboasnovas.com)