segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Fiódor Dostoiévski


a alma é curada

ao
estar com crianças

Cidade Ocian


Essa aconteceu quando eu tinha uns 10 anos.
Estávamos em férias na cidade de Mongaguá que fica no litoral sul de São Paulo. Um dia, depois do banho de mar, do almoço, saímos para passear de carro e fomos até a Cidade Ocian. Quando estávamos na rua central, uma caminhonete passou correndo e parou numa esquina, buzinando, com pessoas atrás na caçamba, pedindo ajuda, berrando.
Na hora, meu pai encostou o carro e saiu em direção à caminhonete. Minha mãe, que também estava no carro, ficou cuidando da turma, na época já devíamos ser em 6 ou 7 irmãos. Quando seu Giba voltou, ficamos sabendo que era um jovem que tinha se afogado no mar. Meu pai, fez respiração boca a boca, pressão no tórax, enfim, tudo que deveria ser feito, mesmo ele não sendo médico, mas dentista.
Eu me lembro bem das imagens daquele dia, muita gente em volta da caminhonete, meu pai com a face triste, transpirando e contando para a minha mãe sobre a tragédia, acho que o rapaz tinha bebido. Na verdade, até hoje não sei o que aconteceu depois, pois assim que chegou a ambulância, meu pai voltou para o carro e fomos embora. Mas, ficou essa sensação boa de que ele estava sempre pronto pra ajudar o próximo.