terça-feira, 13 de outubro de 2009

Matisse Hoje - Aujord´Hui


No dia 6 de setembro eu escrevi sobre a exposição do Matisse que acabara de iniciar na Pinacoteca do Estado em São Paulo. Hoje quero comentar sobre a exposição que eu vi. Os desenhos, as litogravuras, os recortes, as cores, a luz, enfim, tudo que Matisse faz, como os grandes artista da história, tem personalidade e é muito atraente. Não importa se é um esboço em crayon ou uma tela com cores e perpectivas. Você para na frente e viaja. A diferença entre os gênios e nós, simples mortais, é essa, eles conseguem nos fazer voar.
Agora, a grande surpresa, que eu não havia observado quando do lançamento da exposição, é que foram convidados cinco artistas franceses contemporâneos para criar diálogos com as obras de Matisse. Quero observar aqui dois destes artistas, Philippe Richard e Christophe Cuzin que consequiram me fazer voar com seus diálogos.

Com fita adesiva vinilíca, Christophe contornou cada parede com um traço de cor diferente.

Mercadão de Sampa



O Mercado Municipal de São Paulo foi inaugurado em 25 de janeiro de 1933, quando a cidade de São Paulo estava com 1 milhão de habitantes. O projeto do belíssimo prédio é do Escritório Ramos de Azevedo, que durante o início do século XX foi responsável por muitos prédios e edificios na capital paulistana.
Hoje, mais de 70 anos depois, o Mercadão continua servindo a população e fazendo sucesso pela sua beleza e pelos serviços oferecidos. O Mercadão fica na Rua da Cantareira, 306, ao lado da Avenida do Estado, bem perto do centro de São Paulo. É um passeio muito gostoso que sempre vale a pena fazer.