terça-feira, 14 de setembro de 2010

Como Nasrudin criou a verdade

"Estas leis não tornam melhores as pessoas", disse Nasrudin ao Rei; "elas devem praticar certas coisas de forma a sintonizarem-se com a verdade interior, que se assemelha apenas levemente à verdade aparente."
O Rei decidiu que poderia fazer que as pessoas observassem a verdade – e o faria. Ele poderia faze-las praticar a autenticidade. O acesso a sua cidade era feito por uma ponte, sobre a qual o Rei ordenou que fosse construída uma forca. Quando os portões foram abertos ao alvorecer do dia seguinte, o Capitão da Guarda estava postado à frente de um pelotão para averiguar todos os que ali entrassem. Um édito foi proclamado: "Todos serão interrogados. Aquele que falar a verdade terá seu ingresso permitido. Se mentir, será enforcado."
Nasrudin deu um passo à frente.
"Aonde vai?"
"Estou a caminho da forca", respondeu Nasrudin calmamente.
"Não acreditamos em você!"
"Muito bem, se estiver mentindo, enforquem-me!"
"Mas se o enforcarmos por mentir, faremos com que aquilo que disse seja verdade!"
"Isso mesmo: agora sabem o que é a verdade: a sua verdade!"

Alexandre Farto


Veja que loucura a textura que o Alexandre consegue nos seus trabalhos.  A beleza da arte é exatamente essa possibilidade infinita de novos suportes e técnicas. Alexandre Farto procura paredes deterioradas, com restos de colagens, pedaços caindo e com furadeira, martelo, ácidos e alvejantes, ele prepara a sua obra e faz a sua pixação em relevos.
Scratching the Surface (escavando a superfície, em tradução livre), é o nome que foi batizado o seu trabalho. As obras de Alexandre já foram expostas na prestigiada galeria Lazarides, em Londres. Na verdade, não parece haver fronteiras para seu método de criação, uma vez que o artista também já trabalhou com animações, instalações e em colaborações com outros artistas e coletivos musicais como os Buraka Som Sistema.
http://alexandrefarto.com/
 

Roberto Freire


SEM TESÃO
NÃO HÁ SOLUÇÃO!