domingo, 7 de junho de 2009

Marco Aurélio Lucchetti

Ontem, dia 06 de junho, às 15 horas, na Comix, alameda Jaú, 1998, São Paulo, capital, aconteceu a tarde de autógrafos de lançamento da edição de luxo intitulada "Fantasma - A Biografia Oficial do Primeiro Herói Fantasiado dos Quadrinhos" que vinha sendo adiada desde o ano de 2006 quando o herói completou 70 anos de criação.
Para quem conhece o autor Marco Aurélio Lucchetti, desta e de outras obras sobre quadrinhos, sabe que ele é fã do herói, criado por Lee Falk e Ray Moore e, que o seu trabalho é sério e muito competente.
A obra esmiúça a evolução do herói, dentro e fora do universo do quadrinhos. O livro, de capa dura e formato grande (26,5 cm X 36 cm), foi dividido em 17 capítulos. Começa com a criação dele, no início de 1936, nos Estados Unidos. Depois, explora as principais histórias, os coadjuvantes, a relação e o casamento com Diana, biografias dos autores, migração para outras mídias, citações em outros quadrinhos.
A trajetória do personagem no Brasil também é explorada. Há entrevistas com Gutemberg Monteiro e Walmir Amaral, que produziram capas da revista do herói para a RGE.