sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O Templo da Cidadania

O Templo da Cidadania foi criado em 2002 com o objetivo de reunir a diversidade, promover a cultura e desenvolver a cidadania. O nome foi sugerido por Sérgio Ferreira, um dos “templários” -- pessoas que contribuem mensalmente para a manutenção do espaço e auxiliam no desenvolvimento de diversos projetos. Várias oficinas são realizadas com o apoio do Ministério da Cultura e de diversas empresas, em especial o Banco Ribeirão Preto, Instituto Votorantim, Instituto Cooperforte, Riberball, Smar e Cervejaria Colorado.
No calendário permanente do Templo, destacam-se: toda segunda-feira, a Cauim Big Band, formada por músicos profissionais da cidade; na terça-feira é a vez da Banda Cauim, composta por 60 pessoas, na sua maioria jovens que estudam música no Templo; na quarta-feira, realizam-se os ensaios do Coro Cênico Bossa Nossa; nos sábados pela manhã, o Toque da Lata realiza um trabalho de percussão. O espaço também já abrigou os ensaios do Ribeirão Em Cena, reuniões do MST e o projeto Jeca Total. O mês de novembro é dedicado à viola caipira. É lá, também, que é gravado o programa de TV Boca Livre.
Em eventos programados para os finais de semana, o Templo recebe artistas nacionais. Pelo espaço já passaram Artur Moreira Lima, Carlinhos Vergueiro, Chico Batera e Moacir Luz, entre outros. Predominam as reuniões musicais, mas o Templo também promove encontros com políticos, escritores, humoristas e esportistas. Amplas ou restritas, essas reuniões são sempre realizadas no alpendre que servia de abrigo para carros e foi transformado em bar – o Colorado do B, irrigado pelo chope da única fábrica de cerveja que ainda utiliza a água do subsolo de Ribeirão Preto.
Texto de Odonio dos Anjos publicado no Guia Sul de Ribeirão - Edição Dez 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário