quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Cauim Revitalizando o Centro

Não raro lembro-me da pequena história do passarinho e do elefante, defrontando-se com um incêndio na floresta. O elefante vendo o pequeno pássaro levando água para jogar nas chamas e se assustando! Como aquele pequeno pássaro, levando quase nada de água, espera apagar um incêndio de grandes proporções. Quando o passarinho com seu pequeno e sábio bico diz: "Sei que posso pouco, você com essa tromba enorme poderia mais e não está fazendo nada, todavia estou fazendo a minha parte".
Falo isso para lembrar que muita gente ainda não vem ao centro da cidade, pois tem receio. Acha perigoso. Sei de muita gente cujos filhos de classe média e alta nunca foram ao centro. Vivem nos condomínios, nos clubes e nos shoppings, protegidos por muros e seguranças. Acham o centro um horror!
Ainda bem que muita gente não acha isso. Adora o centro. Eu moro no centro e adoro este espaço da cidade. Meu filho anda muita bem no centro e sem medo.
Mas voltemos à história do passarinho, pois falo isso para evidenciar que é possível, com ações concretas, dar uma condição melhor de vivência ao nosso querido centro.
Dou o exemplo do Cauim. Entidade que sempre esteve no centro. O Cauim já esteve na rua Lafaiete em dois locais diferentes e agora, com sua sala de cinema no coração do centro, na rua São Sebastião, 920.
No caso do Cauim, daquela sala da São Sebastião, é bom lembrar que com o fechamento do cinema e depois, passando por outra função e em seguida fechando; aquele trecho da rua estava degradado. Escuro e servindo de ponto de consumo de drogas. Era a nossa "cracolândia". Mesmo para o Kaxassa, presidente do Cauim e admirador do centro, aquela era uma rua que à noite ele evitava.
A reabertura da sala de cinema, onde já foi o Cine Bristol, foi uma mudança profunda daquele espaço, pois hoje é bem freqüentado e movimentado. É uma das áreas mais iluminadas do centro da cidade. Mais que isso; com a realização do projeto "A Escola vai ao Cinema" está trazendo todos os alunos da rede pública estadual e municipal, numa parceria incrível com as Secretarias Estadual e Municipal da Educação.
Estão passando por este projeto 132 mil alunos, que com certeza vão ter uma idéia diferente do centro. Um local agradável e prazeroso.
Só se degrada um espaço quando a população o abandona. Com a freqüência das pessoas, são afastados todos os inconvenientes do isolamento.
O Cauim está fazendo sua parte, com a ajuda de diversos parceiros. Hoje a grande parceria para continuidade deste projeto e da revitalização do centro é a participação da população, freqüentando o seu comércio, caminhando pelas suas ruas, freqüentando suas praças, bares e locais de cultura e lazer. Cabe sim a população ocupar este espaço histórico e original do desenvolvimento da cidade. A apropriação deste espaço é fundamental para manter uma qualidade de vida a altura da história da cidade.
Venha ao Cauim, venha ao centro, venha dar sua contribuição, que pode ser pequena, mas você estará fazendo sua parte!
Texto de Odônio dos Anjos publicado no Guia Centro de Ribeirão - Edição Março 07