sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Asterix & Obelix


Como já percebemos, a grande explosão dos quadrinhos aconteceu nos anos 1950, isto é, logo após o fim da segunda guerra mundial.
Agora, quem completa 50 anos de sua primeira publicação é o Asterix, um herói baixinho e com um grande bigode que anda sempre acompanhado de seu amigo Obelix e juntos eles resistem às investidas do Império Romano contra a Gália.
Asterix e os demais soldados tomam uma poção mágica que os torna um exército invencível. Só o Obelix não pode tomar a poção, porque quando pequeno ele caiu dentro do caldeirão onde ela é feita e ficou poderoso para sempre.
Criados pela dupla de amigos Albert Uderzo e René Goscinny., Asterix apareceu pela primeira vez em uma história em quadrinhos na revista francesa Pilote, no dia 29 de outubro de 1959.
Hoje, os heróis continuam fazendo sucesso lutando contra os romanos, mas há mais 30 anos a criação é exclusiva de Uderzo, já que Goscinny, que escrevia as histórias, morreu em 1977.
Para comemorar os 50 anos do personagem, foi lançado na França uma revista inédita do herói. Para muitos fãs, a dupla de gauleses simboliza em muitos aspectos o espírito francês.