segunda-feira, 16 de novembro de 2009

30 Anos de Cauim!


Quem conhece Ribeirão Preto, conhece o CineClube Cauim e, quem conhece o Cauim, conhece o Kaxassa. Este ano o Cauim está completando 30 anos e, por isso, resolvi homenagear o Fernando Kaxassa, este amigo e companheiro, que com ideal e muita batalha, vem agregando pessoas em torno desse projeto que tanto fez e continua fazendo pela cultura da cidade de Ribeirão Preto.
Cauim é uma referência no Brasil e no mundo quando falamos de cineclubismo. Mas, para quem conhece a história do Fernando e do Cine Clube Cauim, sabe que o trabalho dessa entidade sempre foi além da sétima arte.
O Cauim, nesses 30 anos, realizou debates, fez livros, revistas, jornais, campanhas – a favor ou contra –, enfim, muita coisa que aconteceu em Ribeirão, no Brasil ou mesmo no mundo. 
Os meninos de cabelos cumpridos que, há 30 anos, com câmeras na mão e idéias na cabeça, começaram a fazer documentários, reuniões para ver filmes e depois debater, tornaram-se a principal referência da cidade quando o assunto é cultura.
Nesses 30 anos, o Cauim sempre foi um ponto de encontro e informação de acontecimentos políticos e sociais que, de alguma forma, tivesse qualquer relação com a nossa comunidade. Toda associação, entidade ou grupo que nasceu nesse período, sempre foi apoiado pelo Kaxassa e pelo Cauim.
Quero deixar claro que a homenagem ao Fernando é extensiva a todos aqueles que trabalharam ou ainda trabalham no Cauim.
Beijos e Parabéns!

Ditado Hindu

Se você joga palavras ao vento
Não reclame se o vento
Contar às árvores