quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Dia Nacional do Livro


O livro digital se tornou realidade. Depois de muitas conversas, debates, discussões acaloradas e até vaticínios, neste ano de 2009, o livro digital, ou e-book como foi denominado, chegou e, pelo jeito, para ficar.
Eu, como um apaixonado pelos livros, não tenho dúvida alguma de que o e-book chegou para ficar e também que o livro de papel nunca vai acabar. E, fico feliz, porque a função do livro, que é a mais importante, existe nos dois modelos. A transmissão de conhecimentos através da beleza da linguagem.
O dia 29 de outubro foi escolhido como Dia Nacional do Livro em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional, que ocorreu em 1810. Só a partir de 1808, quando D. João VI fundou a Imprensa Régia, o movimento editorial começou no Brasil. O primeiro livro publicado aqui foi "Marília de Dirceu", de Tomás Antônio Gonzaga, mas nessa época, a imprensa sofria a censura do Imperador. Só na década de 1930 houve um crescimento editorial, após a fundação da Companhia Editora Nacional pelo escritor Monteiro Lobato, em outubro de 1925.

Nenhum comentário:

Postar um comentário