Hoje, dia 31 de outubro de 2010, a Sra. Dilma Vana Rousseff, 63 anos, foi eleita a 36ª presidente da República Brasileira. Dilma é a primeira mulher na história do país a ocupar o cargo de Presidente do Brasil.
Caro Lau. Embora entristecido por razões que não cabem aqui, agora, comentar, congratulo-me com a alegria do amigo e aproveito para repassar-lhe um texto bastante oportuno. No português existem os particípios ativos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante... Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade. Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte. Portanto, à pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta", independentemente do sexo que tenha. Se diz capela ardente, e não capela "ardenta"; se diz estudante, e não "estudanta"; se diz adolescente, e não "adolescenta"; se diz paciente, e não "pacienta". Um bom exemplo seria: "A candidata a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta. Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta." Um grande ee sincero abraço do Zé Márcio.
Fico feliz com a democrácia caminhando nesse brasilzão. E deixo claro a todos que a minha opinião sincera veio no poema que fiz ontem, falando sobre esse momento, que foi postado antes na notícia da Dilma.
Estou inaugurando a Minha Galeria. Nela, vou colocar fotos de familiares, amigos, companheiros, escritores, poetas, pintores, enfim, pessoas que, por algum motivo, foram importante ao longo da minha caminhada.
Gilberto Alves Baptista - GIBA 23/12/1923 - 20/07/2009
Meu pai, meu amigo, meu herói. Seu Gilberto me ensinou a amar a vida e respeitar a todos indistintamente.
Francisca Maria Aparecida Mauro Baptista - Mariinha 08/10/1922 - 04/08/2006
Minha mãe, uma católica praticante. Foi quem me ensinou a levantar, todos os dias, e agradecer a Deus.
Rosa Alves Baptista - Dona Rosinha 27/05/1891 - 06/05/1985
Minha avó paterna, a melhor contadora de estórias do mundo. E fazia um café com leite delicioso.
José Bento Renato Monteiro Lobato 18/04/1882 - 04 /07/1948
Com o livro Reinações de Narizinho descobri o prazer de ler e com Monteiro Lobato aprendi a sonhar.
PABLO PICASSO 25/11/1881 - 08/04/1973
Quando vi o quadro Guernica, pela primeira vez, senti o que é arte e gostei pra sempre!
Stan Laurel - 16/06/1890 - 23/02/1965 & Oliver Hardy - 18/01/1892 - 07/08/1957
Porque rir do que é engraçado faz bem e é bom a vida toda!
Parabéns a Dilma e parabéns ao povo brasileiro que mais uma vez mostrou ao mundo o que é democracia!!!
ResponderExcluirVIVA!!! :))
ResponderExcluirFeliz demais por isso!
Beijos, Lau!
Caro Lau. Embora entristecido por razões que não cabem aqui, agora, comentar, congratulo-me com a alegria do amigo e aproveito para repassar-lhe um texto bastante oportuno.
ResponderExcluirNo português existem os particípios ativos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é
pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante...
Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade.
Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte.
Portanto, à pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta", independentemente do sexo que tenha. Se diz capela ardente, e não capela "ardenta"; se diz estudante, e não "estudanta"; se diz adolescente, e não "adolescenta"; se diz paciente, e não "pacienta".
Um bom exemplo seria:
"A candidata a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta.
Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta."
Um grande ee sincero abraço do Zé Márcio.
Estou com vergonha do nosso resultado o povo não pensa, ele prefere ficar sem fazer nada ou fazendo filhos para ganhar mais e mais esmolas.
ResponderExcluirFico feliz com a democrácia caminhando nesse brasilzão. E deixo claro a todos que a minha opinião sincera veio no poema que fiz ontem, falando sobre esse momento, que foi postado antes na notícia da Dilma.
ResponderExcluirViva a democracia!!
ResponderExcluirParabéns Dilma!