quinta-feira, 18 de junho de 2009

9ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto

Hoje, as 18 horas, na Esplanada do Theatro Pedro II, a Isabel de Farias, a Bel da Revide, estará abrindo oficialmente a 9ª edição da Feira do Livro de Ribeirão Preto.
Quero parabenizar a Bel e lembrar aos leitores que há 3 anos, quando a Bel aceitou ser a presidente da Fundação Feira do Livro, a situação era crítica, ninguém queria assumir a responsabilidade e a Feira corria o risco de tornar-se mais um grande projeto descaracterizado.
Este ano, o terceiro depois que a Bel assumiu, a Feira cresceu em tamanho e qualidade. A segunda maior Feira a céu aberto do País vai contar com mais de 100 escritores, entre eles os brasileiros Moacyr Scliar, Fernando Morais, Marcelo Rubens Paiva, José Hamilton Ribeiro, Júlio José Chiavenatto, Carmen Cagno, e mais os chilenos Luis Sepúlveda, Luis Aguilera e Tito Alvarado, o cubano Tirso Saenz, o português João Camilo dos Santos e o italiano Giovanni Ricciardi.
A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto se apresentará durante a Feira, que também terá shows de: Bolão, o Zé Luiz Zambianchi, Vânia Lucas, Mario Feres, Bia Mestriner, Maria Rita, Paulinho da Viola, Adriana Calcanhotto, João Bosco, José Miguel Wisnik, Jorge Vercillo, Lenine, Luiz Melodia, Oswaldo Montenegro, Paula Toller, Toquinho, MPB4, Vanessa da Mata e dos chilenos Tita Parra e Antar Parra.
Este ano, o país homenageado é o Chile, a escritora a Cora Coralina, o Estado o Amazonas e o patrono é o Galeno Amorin, que foi um dos idealizadores da primeira Feira.
Na praça Carlos Gomes, terá uma casa da Cora Coralina, lá a Tina Oliveira, contadora de histórias das boas, estará contando histórias para crianças e adultos sobre a autora homenageada.
A Feira vai até o dia 28 de junho, nas praças XV de Novembro, Carlos Gomes e Esplanada do Theatro Pedro II. Os ingressos para Shows, Debates, Palestras e etc., estarão sendo distribuídos 1 hora antes do evento.
Boa Feira à todos!!

Um comentário:

  1. Olá Tu-zin, primeiro, parabéns pelo lindo blog. Depois, devo dizer que concordo plenamente com você sobre a nobre tarefa da Bel de resgatar a combalida Feira do Livro que, se não fosse pela garra da moça e de sua equipe, teria ido pro beleléu. Este ano, então a coisa está pra lá de ótima. Vamos nos agendar pra ver o máximo de gente boa possível. Beijos Tchau Cá

    ResponderExcluir