domingo, 14 de fevereiro de 2010

Wanda Alves Baptista

Neste dia, 14 de fevereiro de 2010, a minha homenagem é para a minha tia Wanda Alves Baptista que completa 90 anos na data de hoje.
Tia Wanda sempre foi uma pessoa especial. Quando jovem pensou em ser freira, mas acabou optando por uma profissão digna das freiras e santos, a enfermagem.
Formou-se em 1949, na USP em São Paulo e logo depois foi trabalhar em Salvador, no hospital das Clínicas, ajudando na formação do departamento.
Voltou para o hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e em 1962 foi fazer especialização nos EUA, na cidade de Detroit. Novamente em Ribeirão Preto, voltou a estudar e especializou-se em Administração Hospitalar, sendo responsável pela montagem de toda área de enfermagem do novo Hospital das Clínicas que foi contruído no Campus da USP em Ribeirão Preto.
Paralelamente a tudo isso, Wanda foi professora da Escola de Enfermagem da USP Ribeirão, até aposentar-se no ano de 1981.
Tia Wanda sempre foi serena, durante anos e anos andou sempre de branco, com unifornems impecáveis, muito bem passados, com corte perfeito, o nome bordado no bolso e uma caneta. Seus cabelos ficaram grisalhos muito cedo e nunca foram pintados e, por muitos anos, ela teve um Volkswagem bege, que ia do centro até o Hospital das Clínicas e à Faculdade e voltava para casa.
Lembro da Tia Wanda sentada numa cadeira grande e confortável, lendo. Ela sempre leu muito.
Hoje, aos 90 anos, tia Wanda, graças a Deus e a sua tranquilidade, continua lúcida, feliz, tranquila e, principalmente, desfrutando a vida com toda dignidade que engrandeceu os seus dias na face desta terra.
Parabéns Tia Wanda pela Sua Vida.
Beijos do seu sobrinho Lau Baptista

6 comentários:

  1. Ah essas mulheres maravilhosas. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Wanda Alves Baptista, a dona Wanda, sem dúvida é uma Ana Neri comtemporânea, um exemplo de uma pessoa vocacionada a servir, sem rodeios e sem enfeite, sem demagogia ou liderando greves em prol de si mesma. Parabéns à dona Wanda, à família e a Ribeirão Preto por abrigar tão nobre estirpe no rol dos seus benfeitores.
    José Marcio Castro Alves

    ResponderExcluir
  3. Lúcida e com dor nas pernas por ter dançado muito no dia da festa de aniversário, Tia Wanda era só alegrias hoje, curtindo as fotos feitas pelos sobrinhos. Que ela permaneça assim, lúcida e linda, transmitindo lições de saber viver.
    A recente sobrinha Vera

    ResponderExcluir
  4. Lau,somente hoje ao mexer nos e mais da Tia Wanda,é que pude ver seu blog, e esta linda homenagem.Que lindo, voce é mesmo um artista.
    E, obrigada em nome dela por esta homenagem.
    bjs
    Marcia

    ResponderExcluir
  5. É com pesar que comunicamos o falecimento de WANDA ALVES BAPTISTA, professora aposentada do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP).

    O velório será a partir das 10:00horas de hoje (01/08) no Velório Samaritano, Sala 3, a Rua Flávio Uchôa, 988 e o enterro será às 17:00horas no Cemitério da Saudade.

    Nossos sentimentos a todos os familiares e amigos.

    João - Informatica - EERP-USP

    ResponderExcluir
  6. Minha homenagem póstuma a minha querida Professora Wanda Alves Baptista. Soube de sua morte muitas semanas depois, o que lamentei.
    Semiramis Melani de Melo Rocha
    22 de agosto de 2013

    ResponderExcluir