quarta-feira, 28 de abril de 2010

Álbum de Figurinhas

No mundo atual viver é correr.
As pessoas não têm mais tempo para nada. Acordam atrasadas, tomam café na padaria, correm prá pegar o ônibus ou metrô e, quase invariavelmente, chegam atrasadas ao trabalho.
Lógico, que estou falando dos grandes centros. Nas cidades pequenas, ainda reza uma realidade mais tranqüila, mas não é aquela de 50 anos atrás.
O mundo muda, as novas tecnologias fazem as pessoas mais conectadas, mas mesmo assim, a distância tem aumentado no que diz respeito a relacionamentos.
No meio de tudo isso, leio nos jornais e nos sites, que as figurinhas e os álbuns de figurinhas estão bombando como em 1958, quando o álbum da copa dava em prêmios, geladeiras, rádios, televisores e móveis, que eram os objetos do desejo daquela sociedade de consumo que começava a nascer.
Jovens, adultos, velhos e até as crianças, andam comprando saquinhos e mais saquinhos de figurinhas da copa de 2010 na África.
Em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Manaus e no interior deste imenso país, as figurinhas do álbum da copa de 2010 são disputadas diariamente, com encontros em praças, parques e calçadas em frente às bancas, para trocar, disputar no bafo ou negociar de todas as formas para poder completar o álbum.
Lembro, que em Ribeirão Preto, quando era menino, no início dos anos 1960, o local de troca de figurinhas, gibis e todo tipo de coleção era na frente do Theatro Pedro II, que, na época, era um cinema mal ajambrado.
Ali, vinham meninos de todos os cantos da cidade, com seus álbuns, gibis, figurinhas, bolinhas de gude, enfim, o que podia servir de moeda de troca ou negociação. E, era preciso ser esperto, pois vez ou outra, aparecia um menino um pouco maior, que passava correndo, gritava Limpa Tipa e levava suas figurinhas para sempre.
Engraçado, como apesar de toda tecnologia, os seres humanos continuam os mesmos.
Lau Baptista

Um comentário:

  1. Gostaria de saber um lugar em Poa , onde se troque figurinhas da Copa.

    ResponderExcluir