segunda-feira, 3 de maio de 2010

Botafogo F.C.

Foto Jornal "A Cidade"
O Botafogo Futebol Clube, de Ribeirão Preto, sagrou-se campeão do Interior do Campeonato Paulista de 2010, ao vencer o São Caetano por 1 x 0, no seu estádio, o Santa Cruz, no sábado, dia 1 de Maio. Na classificação final, o Botafogo terminou em sétimo lugar.
Parabéns Botafogo!
Eu cresci botafoguense, apesar do meu pai, que foi jogador profissional do Botafogo, como ponta direita, ter passado a vida torcendo para o Comercial. Naquela época, os meninos, com 8, 9, 10 anos, iam ao campo de futebol em turmas, não existiam perigos e os preços dos ingressos eram bem acessíveis.
Nos Campeonatos Paulista dos anos 1960, com dois turnos, jogos de ida e volta, com pontos corridos, não existia jogo ruim. Qualquer jogo, de quarta-feira a noite ou aos domingos a tarde, o resultado era 3 x 0, 4 x 2, enfim, os jogos eram sempre muito disputados.
Pelé, Zito, Coutinho, Pepe, Gilmar, alegravam a torcida do Santos e encantavam as adversárias. Mas, o São Paulo tinha Bellini, Dário Pereira, Paraná, Gerson;  no Palmeiras, Leão, Djalma Santos, Dudu, Ademir da Guia, Cesar, e no Corinthians, Rivelino, Ado, Zé Maria, Flávio e muitos outros craques.
Geralmente, os craques passavam a vida no seu Clube. Era dificil um grande jogador que ficava mudando de clube. O maior exemplo é o Pelé, que nasceu, cresceu e terminou sua carreira no Santos. Sua ida para os Estados Unidos foi depois de encerrar a carreira no Brasil.
Com o tempo, os campeonatos foram mudando, os dois principais times de Ribeirão, foram caindo pelas tabelas, o ingresso ficou caro e a TV facilitou ficar em casa.
Assim, afastei-me dos campos e do futebol. Hoje em dia, assisto aos principais jogos da Copa do Mundo de 4 em 4 anos e vejo um bom jogo, geralmente nas finais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário