terça-feira, 2 de novembro de 2010

Monteiro Lobato

Na semana passada, veio à tona por meio da imprensa uma denúncia de que o Ministério da Educação, estava querendo proibir o livro Caçadas de Pedrinho, do escritor Monteiro Lobato, alegando que o livro era preconceituoso e racista. A passagem em questão diz que a Tia Anastácia esqueceu o seu reumatismo e subiu na árvore como uma macaca preta. 
Eu sinceramente acho que isso é por causa da onda do "politicamente correto" que infestou nosso planeta e fica cada dia mais perigosa. A escritora inglesa Doris Lessing, ganhadora do prêmio Nobel, fez um alerta veemente sobre os perigos do "politicamente correto" dizendo que na pratica é pior do que foi a "guerra fria". 
Por fim, acho que ninguém vai ter peito para proibir ou censurar um livro do maior escritor infantil brasileiro, mas só o fato de um louco ter levantado o assunto, já é motivo para ficar preocupado.

Um comentário:

  1. Nicola, não foi o Ministério de Educação quem cogitou esta aberração. O Ministro já se posicionou contrário a isto e tbem já assegurou que não acontecerá. Fiquemos tranquilo, tia Anástacia irá continuar subir nas árvores como uma macaquinha serelepe que sempre foi....

    ResponderExcluir