sábado, 26 de fevereiro de 2011

A Banda do Sargento Pimenta

Em 1967 a banda fictícia 'Sgt Pepper´s Lonely Hearts Club Band' gravou um disco que mudou o conceito dos álbuns da época e brincou com a morte dos Beatles.
Em 1966 o grupo resolveu não fazer mais turnês e depois dos 4 tirarem férias começaram a trabalhar com muita calma no que seria o 'Sgt Pepper's'. As gravações começaram em Dezembro de 1966 e só terminariam em Abril de 1967. Além de todas as músicas do álbum, mais 3 foram gravadas. 'Strawberry Fields Forever', 'Penny Lane' e 'Only a Northen Song'. 'Strawberry Fields' e 'Penny Lane' foram lançadas como um single e não foram incluídas no disco. Já 'Only a Northern Song' só foi lançada na trilha de 'Yellow Submarine'
A capa do disco é também um caso a parte. Vindo de uma idéia de Paul McCartney, mostra os Beatles vestidos com roupas militares, e com um novo visual - todos de bigodes, sob o conceito de que eles são a banda do sgt. Pepper. Ao fundo, inúmeros rostos famosos escolhidos a dedo por eles, como Bob Dylan, Tony Curtis, Marilyn Monroe, Marlene Dietrich e o Gordo e o Magro. A figura de cera dos Beatles foi tomada emprestada do museu de Madame Tussaud. Peter Blake, um artista plástico tomou cargo da montagem do cenário e Wendy Moger teve a árdua tarefa de pegar autorização das celebridades para deixarem usar sua imagem na capa do disco.
'Sgt Pepper' foi pioneiro em conter as letras das músicas impressas (isso era raro na época por causa dos direitos autorais). Também conteve um colorido protetor de papel para o vinil, e um brinde com várias figuras para serem recortadas, inclusive um bigode de papelão. Foi também exaustivamente dissecado durante a história de que Paul McCartney havia morrido, e além de várias trucagens de estúdio, conteve ainda uma homenagem aos amigos caninos: uma frequência tão alta no final do disco, que só os cães poderiam ouvi-la.
sgtpeppers.jpg (29548 bytes)
Mais informações

Nenhum comentário:

Postar um comentário